30 de março de 2009

TEMA: O VALOR DA INTERCESSÃO.
TEXTO: JEREMIAS 33:3-11.

Introdução: Deus sempre esteve em busca de alguém que pudesse interceder pelo Povo, quando este estava em situação decadente, Ez 22:30. Hoje, mais do que nunca, Precisamos nos conscientizar de que para que as coisas sejam modificadas não podemos cruzar os braços e ficar parados “vendo a banda passar”. A pergunta que Deus fez a Isaías continua viva e brilhando diante de nós: “a quem enviarei e quem há de ir por nós?” Deus espera a mesma resposta que Isaías apresentou: “eis-me aqui, envia-me a mim”. Ore a Deus buscando uma mudança.

Transição: O texto básico mostra que Deus convocou Jeremias, que estava preso devido à perseguição contra ele, para assumir o comando a fim de conseguir uma mudança em Israel, pois a coisa estava cada dia pior. Somente a intervenção de Deus poderia mudar esse quadro, mas Ele espera que alguém se coloque entre Ele e o povo – isto é, alguém se disponha a intercessor.

1. RESPOSTA ALÉM DAS EXPECTATIVAS

A. Deus quer te surpreender, v. 3 – trazendo em resposta ao seu clamor coisas grandes e firmes que ainda não são conhecidas.

B. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos - Nenhum pai diria ao filho que iria lhe comprar um presente de aniversário se não estivesse disposto a fazer isso. Certamente nosso Pai Celestial não é menos fiel em cumprir Suas promessas do que um pai humano. Deus não é homem para mentir, Nm 23:19. Ele fará o que disser que vai fazer - quando nos submetermos às Suas condições – nesse caso Ele disse a Jeremias: “clama a mim...”

2. RESTAURAÇÃO DO POVO

A. Curarei esta cidade, v. 6 – isto é, Deus manifestaria seu poder para dar saúde ao povo em termos espirituais, emocionais e físicos. O povo teria qualidade de vida.

B. Farei com que desfrutem paz e segurança, v. 6 – quando o povo não tem paz e segurança a vida se torna improdutiva, pois o medo paralisa apessoa.
C. Promoverei prosperidade e restituição, v. 7 - É muito fácil criticar. Muitas vezes ouvimos pessoas criticando e sabemos que não estão orando pelos familiares, governantes e igreja; quando oramos por outros, não temos tanta disposição para criticar. Deixe de praguejar e amaldiçoar com críticas e comece a orar para que Deus traga restauração, Lc 1:37.

3. MUDANÇA DE IMAGEM

A. Diante de Deus, v. 9 – um povo que só fazia maldades desagradando a Deus, se tornaria motivo de satisfação para Deus, por causa da oração.

B. Diante dos inimigos, v. 9 – todos os povos passariam a respeitar Israel, ao contemplar e ouvir o que Deus faria pelo seu povo; o Salmo 23 fala que Ele “põe uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos”.

C. Diante das ruas de Jerusalém, v. 10-11 – Jerusalém deixaria de ser deserta, passaria a ser palco de festejos, celebrações de júbilo, Demonstrações de louvores a Deus. De repente, é isso que está faltando para algumas vidas, famílias, empresas. Vamos nos unir em um só clamor a Deus!

Conclusão: Ficar criticando a situação é dar munição para inimigo (Satanás) se divertir à nossa custa; ficar parado diante do infortúnio é concordar com a desgraça. A receita para a virada é dada pelo próprio Deus, que disse:

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Cr 7:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Boa Vista, Roraima, Brazil
SEDE PROVISÓRIA. RUA PEDRO PRAÇA,472. ESQ. C/ RUA ANTÔNIO PINHEIRO GALVÃO - BAIRRO BURITIS. PROX. AO CLUBE DO SERVIDOR. CNPJ: 10.612.XXX/0001- XX. IVAA. 2ª E 3ª FEIRA VISITAS. 4ª FEIRA 19:h e 30min. CULTO DA FAMÍLIA. 5ª FEIRA 19:h e 30min. CÉLULAS NOS LARES. 6ª FEIRA as 19:h e 30min. CULTO SHABATH. SÁBADO 15:h e 30Min. Atividades para Crianças DOMINGO 19:h.CULTO DE CELEBRAÇÃO. SEJA UM COLABORADOR NA OBRA DE DEUS. BANCO ITAÚ AGENCIA. 6953. CONTA CORRENTE. 05842-4. EM NOME DA IGREJA VISÃO A AVIVA. " EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. " (IS 59:1). SHALOM!