18 de abril de 2009

TEMA: Um homem chamado Naamã


Vamos compartilha sobre um homem chamado Naamã e essa história esta registrada em II Reis 5:1-14.

Naamã era um homem que possuía um cargo elevado na Síria, era capitão do exército, mas ao mesmo tempo era exposto a todos sua enfermidade, pois era leproso.

Sabemos que o maior desejo de alguém doente é a cura e com Naamã não foi diferente. Assim que soube alguém em Israel que pudesse curá-lo, dirigiu-se para lá. Ao chegar na casa do profeta Eliseu, recebe a mensagem de banhar-se no rio Jordão. Naamã, após o convencimento de seus servos, resolve obedecer, banhando-se 7 vezes naquele rio e assim fica curado.


O QUE ESSA HISTÓRIA NOS ENSINA?

- Que os pensamentos de Deus não são como os nossos: muitas vezes achamos que a forma como Deus irá operar será a que imaginamos, mas vemos pela história de Naamã que não foi assim. Possivelmente Naamã achava que receberia uma oração do profeta e sairia curado, no entanto, ele nem ao menos foi recebido pelo profeta.

- Que a obediência tem que estar acima de nossas sugestões: quando Naamã descobre que deve ir ao JORDÃO, sugere outros rios mais limpos do que aquele para banhar-se. O rio Jordão não era o que Naamã poderia visualizar como fonte de cura, no entanto, o Senhor queria ministrar a este homem que a obediência está acima de tudo. Lavar-se no Jordão era sinônimo de se humilhar. Naamã precisou expor sua nudez, sua lepra diante daqueles que estavam sob sua autoridade e tudo isso num rio considerado sujo.

Os pensamentos de Deus não são os nossos. Talvez hoje você ache que tenha alguma idéia genial para apresentar a Deus e talvez crê que os milagres de que necessitas virão apenas dos lugares que você considera bons e melhores. No entanto, a história de Naamã nos mostra que Deus opera por meios e formas que muitas vezes não nos agrada e que não esperamos.



Orgulho X humildade


Vimos a história de Naamã, um homem que foi curado quando obedeceu, quando se humilhou. Podemos pensar que seria mais fácil o profeta ELISEU ter orado por NAAMÃ e este ficar curado, mas nem sempre o mais fácil é o que nos leva para uma vida santa e de êxito.

Deus nunca perde tempo. Ele sempre quer-nos fala algo. Podemos ter uma imagem a nosso respeito de que somos bons e humildes, mas será essa a visão de Deus a nosso respeito?
Naamã era capitão da guarda, tinha um cargo importante, talvez se considerasse superior por isso. O fato de ele ser leproso não era por acaso, isso fala de algo que estava dentro dele e se expressava em seu exterior. Deus, no seu infinito amor, queria mostrar a Naamã quem ele era por dentro.

Naamã até chegar a casa de Eliseu parecia um homem manso, humilde e obediente. Vemos, no entanto, que quando lhe foi dada a ordem do que deveria fazer para ser curado, muita indignação e fúria saíram dele. Ele se rebelou contra a ordenança que Deus havia dado através do profeta. Isso revelou quem ele realmente era. Um homem rebelde e orgulhoso. Nenhum orgulhoso gosta de ser humilhado, de ser exposto, mas foi o que Naamã precisou fazer. Ele precisou mostrar a todos a sua lepra. No entanto, sua cura se processou quando ele obedeceu.

O importante não era ele banhar-se no Jordão, mas obedecer. Obediência é sinônimo de humildade, pois obedecer inclui ter de fazer qualquer coisa que Deus mande, inclusive banhar-se nos Jordões da vida. O orgulho é sinônimo de independência de Deus e desobediência.
O que aconteceu quando Naamã ficou curado? Seu interior foi transformado. Ele discerniu que em toda terra não havia outro Deus, a não ser o Deus de Israel.

Deus conseguiu mostrar a este homem quem ele era, coisa que não aconteceria se Naamã não tivesse passado por aquela situação.


II Reis 5:15 Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel.

SHALOM ! QUERIDOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Boa Vista, Roraima, Brazil
SEDE PROVISÓRIA. RUA PEDRO PRAÇA,472. ESQ. C/ RUA ANTÔNIO PINHEIRO GALVÃO - BAIRRO BURITIS. PROX. AO CLUBE DO SERVIDOR. CNPJ: 10.612.XXX/0001- XX. IVAA. 2ª E 3ª FEIRA VISITAS. 4ª FEIRA 19:h e 30min. CULTO DA FAMÍLIA. 5ª FEIRA 19:h e 30min. CÉLULAS NOS LARES. 6ª FEIRA as 19:h e 30min. CULTO SHABATH. SÁBADO 15:h e 30Min. Atividades para Crianças DOMINGO 19:h.CULTO DE CELEBRAÇÃO. SEJA UM COLABORADOR NA OBRA DE DEUS. BANCO ITAÚ AGENCIA. 6953. CONTA CORRENTE. 05842-4. EM NOME DA IGREJA VISÃO A AVIVA. " EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. " (IS 59:1). SHALOM!