1 de junho de 2009

TEMA: A NECESSIDADE DE MUDAR.

TEXTO: Lucas 15.11-24.

Nesta passagem, encontramos a história de um jovem que, além de ser muito amado pelo seu pai, possuía uma grande herança, visto que seu pai era alguém de muitas posses. Tinha tudo do bom e do melhor: casa, roupas, comida, etc.

Contudo, certo dia pensou ser capaz de encontrar vida melhor longe da casa do pai e, por isso, requereu a parte da herança que lhe cabia, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou tudo que recebera, vivendo dissolutamente.

Deixou para trás o amor, a provisão, o cuidado, a proteção e a bênção do pai, achando que, sem ele e por suas próprias forças, poderia ser capaz de ser feliz.

Por isso, até os dias de hoje, este homem é conhecido como filho pródigo, que significa (desperdiçador, aquele que joga fora).

Até que chegou ao ponto de estar completamente miserável e envergonhado, mas chegou um dia que ele decidiu mudar.

Existem pessoas que, mesmo passando pelo fundo do poço, não esboçam nenhum desejo de mudança. Este desejo é a chave para que nossa vida seja transformada e o milagre nos alcance.

Chegou ao ponto em que este rapaz não agüentava mais viver na condição que vinha vivendo; desejava experimentar um milagre, uma transformação completa em sua vida. Por isso, decide tomar algumas atitudes:

1. FAZER UMA REVISÃO DE VIDA (v. 17)

O primeiro passo que aquele filho teve que tomar para mudar foi fazer uma revisão de sua vida.

Ele parou e avaliou com estava sua vida, e percebeu que a forma dissoluta (devassa, corrupta, libertina) na qual estava vivendo, e que antes ele achava que era coisa para sua vida na verdade o levou ao ponto em que tudo que tinha acabou, passou a sofrer fome e padecer necessidades.

Aquele que antes tinha muitos empregados passou a trabalhar numa fazenda cuidando de porcos (animais imundos à época).

Necessitando comer, passou a alimentar-se da comida dos porcos que apascentava e a Bíblia relata que ninguém lhe dava nada. (no momento que você mais precisa aqueles que dizem serem amigos somem, vazam...)

Ao fazer essa avaliação aquele jovem se lembrou que não precisava estar naquela condição pois ele tinha a casa do seu pai, e lembrou de tudo que desperdiçou (amor, provisão, cuidado, proteção, bênção, comunhão, promessas, etc.).

Veio no seu coração uma mistura de sentimentos: o remorso (em razão de tudo que fez), a vergonha (de voltar para casa do pai), mas também o desejo de mudar aquela situação.

2. TER UM ENCONTRO COM O PAI (v. 18a).

O remorso (ou seja, a culpa) e a vergonha não foram capazes de segurar aquele filho. Ele diz: "Levantar-me-ei, e ire ter com meu pai".


Em outras palavras, ele disse o seguinte:
"Não vou mais continuar assim prostrado, vou tomar uma decisão na minha vida.

Não quero mais viver assim.

Eu preciso encontrar-me com o meu pai".

Aquele jovem reconheceu que encontrar-se com seu pai era aquilo que precisava; encontrar-se com seu pai é o principal passo que precisava dar para que sua vida experimentasse um milagre.

O filho desta história somos nós, e o Pai é Deus. Se queremos mudar precisamos nos encontrar com Deus.

3. ARREPENDER-SE DE SEUS PECADOS (vv. 18b, 19).

Quando aquele filho teve um encontro com o Pai, tudo mudou.
Mas antes que as coisas mudassem o filho pródigo precisou mudar, ele necessitou arrepender-se.

Arrependimento é quando olhamos para as coisas que fizemos com o sentimento que se pudesse voltar a atrás não teríamos feito, é mudar de opinião sobre algo que antes achávamos bom e correto e agora passamos a ver com ruim e errado.

4. CRER NO PODER DO SANGUE (v. 23,24)

Só o arrependimento não é suficiente para produzir a mudança.

Um novinho tem que derramar o seu sangue, pois só há perdão de pecados com derramamento de sangue.

Este NOVILHO é figura de JESUS que derramou o seu sangue para que nós fossemos recebidos outra vez como filhos de Deus.

Através do sangue de Jesus podemos sobre uma mudança tremenda em nossa vida, deixamos de nos alimentar das alfarrobas do mundo e passamos a usufruir do melhor que Deus tem para nós.

Quer mudança? Vamos aplicar o sangue:

"Senhor, hoje ao avaliar minha vida percebo que há muitas coisas que eu necessito que mude.

Por isso, hoje assumo o compromisso de ter um encontro contigo, pois só tu podes transformar minha vida, também me arrependo dos meus pecados e aplico o poder do teu sangue sobre minha vida.

Em nome de Jesus, amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Boa Vista, Roraima, Brazil
SEDE PROVISÓRIA. RUA PEDRO PRAÇA,472. ESQ. C/ RUA ANTÔNIO PINHEIRO GALVÃO - BAIRRO BURITIS. PROX. AO CLUBE DO SERVIDOR. CNPJ: 10.612.XXX/0001- XX. IVAA. 2ª E 3ª FEIRA VISITAS. 4ª FEIRA 19:h e 30min. CULTO DA FAMÍLIA. 5ª FEIRA 19:h e 30min. CÉLULAS NOS LARES. 6ª FEIRA as 19:h e 30min. CULTO SHABATH. SÁBADO 15:h e 30Min. Atividades para Crianças DOMINGO 19:h.CULTO DE CELEBRAÇÃO. SEJA UM COLABORADOR NA OBRA DE DEUS. BANCO ITAÚ AGENCIA. 6953. CONTA CORRENTE. 05842-4. EM NOME DA IGREJA VISÃO A AVIVA. " EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. " (IS 59:1). SHALOM!